Reunião Ordinária do dia 11 de Junho de 2024

Foi realizado no dia 11 de Junho de 2024,  reunião ordinária da Câmara Municipal de Monte Carmelo, com a presença de todos os vereadores, não havendo ninguém inscrito no Grande Expediente, passou-se à Ordem do Dia com o Projeto de Lei nº 4.405/2024, de autoria do Executivo, o qual “Autoriza o Município de Monte Carmelo a celebrar convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo – SIPROMONTE”, foi lido e após deixado na casa para posterior discussão e reunião com a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais.

Projeto de Lei nº 4.404/2024, do Poder Executivo Municipal, que autoriza o Município de Monte Carmelo a celebrar convênio com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais para aquisição e doação de equipamentos e materiais destinados a implementação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e revoga a Lei 1.805, de 12 de abril de 2022, após o projeto ser lido e colocado em discussão, usou a palavra o vereador Damiron - Cabo Sousa, para dizer que tem que agradecer e não só fiscalizar e criticar o Executivo, haja vista que na formatura do Proerd solicitou esse recurso, uma vez que o trabalho desenvolvido por esse programa é muito importante, para ajudar as crianças e os jovens, à prevenção às drogas, sendo que as pessoas que viciam em drogas passam à prática de outros crimes.

Também usou a palavra a vereadora Soraya para dizer que a questão social tem que ser vista por todos, citando também projetos sociais apoiados por ela e o vereador Pernambuco, sendo os projetos sociais para melhoria de vida das pessoas, parabenizando o Prefeito.

O vereador Cláudio - Pernambuco usou a palavra e citou um exemplo de casos que conhece de jovens viciados em drogas e que realmente praticam outros crimes, corroborando o que foi falado pelo vereador Cabo Sousa anteriormente, dizendo que realmente tem que haver um cuidado especial com as crianças e jovens, para que tenham um futuro melhor, devendo haver um investimento público nessas ações, parabenizando a todos os envolvidos nesse Projeto.

O presidente finalizou dizendo que todos os convênios que fazem com a Polícia Militar para a Comunidade são válidos, citando que no Distrito de Celso Bueno o uso de drogas pelos jovens é grande, citando ainda o fato de terem fechado o posto policial no Distrito o que faz muita falta, precisando de plantões que sejam aos finais de semana.

O vereador Cabo Sousa ainda sugeriu colocar no Distrito um Ponto de Apoio igual ao colocado no  Bairro Vila Dourada, sendo de suma importância para a realização das ocorrências policiais. Passou-se a votação, sendo aprovado em 1º e 2º turno por unanimidade.

Antes de seguir na ordem do dia, o vereador Damiron solicitou ao presidente que concedesse o uso da Tribuna aos professores Eduardo Favaro e Liliane, professores da UFU que vieram expor os problemas enfrentados pelos profissionais das Universidades Federais. O presidente disse que apesar do Regimento Interno exigir que seja feito a inscrição para uso da Tribuna, que concederá pois trata-se da área da educação, sendo uma das prioridades dessa casa. Assim, fez uso da tribuna o professor Eduardo, falando sobre as dificuldades enfrentada pelos professores do ensino federal, não somente questões de salários, mas também das formas de trabalho, sendo que conforme foi falado do problema das drogas ele acredita que uma forma de afastar os jovens seria investindo no esporte e na educação. Também fez uso da palavra a professora Liliane, que corroborou o afirmado pelo professor Eduardo, dizendo que reivindicam a perda salarial dos profissionais ao longo dos anos. Solicitaram apoio dos vereadores junto aos seus deputados federais para que apresentem projeto que melhorem os salários dos professores das Universidades Federais.

Usou a palavra o vereador Carlos para dizer que apoia a causa, sendo uma pretensão defender a Universidade Federal, apresentando uma Moção de Apoio à causa dos profissionais das Universidades Federais e solicitando ainda a assinatura dos demais vereadores. Também fez ofício à seu Deputado Federal José Vitor e à Deputada Federal Ana Paula Leão, lendo o mesmo em plenário, para solicitar apoio aos profissionais.

O vereador José Romério disse que fica triste de ver o que o governo federal vem fazendo com a educação e à saúde em nosso país. Também usou a palavra o vereador Damiron - Cabo Sousa, dizendo que a UFU de nossa cidade foi abandona, começando pelo asfalto de acesso feito à Universidade, sendo gastos mais de um milhão de reais, fato esse que foi inclusive denunciado por ele no Ministério Público, já tendo ocorrido inclusive acidentes com vítimas fatais no local.

O presidente disse que apoiam os professores nesse movimento, dizendo que com certeza todos vão assinar a Moção de Apoio, que irá buscar apoio também junto ao seu deputado federal.

Requerimento nº 0030/2024, de autoria do vereador Damiron de Sousa Oliveira-Cabo Sousa, foi lido e passado a palavra ao autor, que explanou sobre o requerimento, passado à votação foi aprovado em único turno por unanimidade. Requerimento nº 0031/2024, de autoria do vereador Damiron de Sousa Oliveira-Cabo Sousa, foi lido e passado a palavra ao autor que explanou sobre o documento, passado à votação foi aprovado em único turno por unanimidade.

Moção de Apoio nº 0031/2024 de autoria dos vereadores Carlos Alexandre Cunha e Damiron de Sousa Oliveira, apoiando as reinvindicações dos profissionais da educação federal, foi lida e colocada em votação, foi aprovada em único turno por unanimidade e assinada por todos os demais vereadores.

Moção de Pesar nº 0030/2024, autoria de todos os vereadores, foi lida para ser encaminhada aos familiares de Clenilda Aparecida de Oliveira Alves.